Como Surgiram os Números Complexos

Os números complexos surgiram no século XVI, mas começou a ser utilizado somente apos o início do  século XIX. O conjunto desses números é o que possui maior cardinalidade porque envolve todos os outros conjuntos existentes. Ele surgiu para que conseguíssemos dar uma solução para as equações de terceiro e quarto grau, ou equações do segundo grau que tivessem como resposta uma raiz quadrada negativa.

Girolamo Cardano, matemático italiano nascido em Paia, em  24 setembro de 1501 e faleceu em Roma em 21 de setembro de 1576 mostrou que podemos obter uma solução para esses casos citados anteriormente, porém no inicio nem os matemáticos acreditavam que era possível extrair a raiz quadrada de um número negativo, pois um número negativo não apresenta o quadrado de nenhum outro número, pensamento que foi pregado por Bhaskara, desde o século XII. Mas com os estudos de Girolamo Cardano começou a surgir outros matemáticos como Friedrich Gauss que se interessaram pela proposta de encontrar uma solução para os problemas até então considerados impossíveis de serem solucionados, desde então os números complexos  foram criados e passaram a ter mais importância e ser estudados .


Os números Complexos são representados pela letra C e mais conhecidos como o número da letra i,chamado também de número imaginário sendo designada nesse conjunto a seguinte fundamentação: i² = -1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário